Sobre Nós
Saiba um pouco sobre os artesãos Valmir Roza Lima e Sandra Abrano

clique aqui e fale comigo

Valmir Roza Lima
Instrumentos musicais artesanais.galeria | contato

Meu trabalho consiste em construir instrumentos musicais usados em festas populares.

Procuro fazer os instrumentos usando a mesma matéria-prima com que eles eram construídos no passado. Uso ferramentas que, na maioria das vezes, eu mesmo faço e também desenvolvi alguns materiais como cola, verniz e cera.

Com esse trabalho tento manter conosco os timbres que vão sendo esquecidos e manter viva uma tradição herdada e praticada desde o tempo do Brasil colonial.

Não sou um pesquisador acadêmico, tudo o que sei e falo é fruto de vivência e convivência que tenho com os festeiros, os índios, os caipiras, os caiçaras...

Só faço instrumentos que representam a minha realidade e as minhas experiências pessoais, que aprendi como testemunha da mais pura tradição paulista.

GALERIA: clique aqui e conheça meus instrumentos.
CONTATO: fale comigo clicando aqui.


clique aqui e fale comigoSandra Abrano
Instrumentos musicais em cerâmica.galeria | contato

Os quatro elementos interagindo - terra, água, fogo e ar - para produzir não só a cerâmica, mas o som.
O primeiro instrumento musicial de cerâmica que conheci foi uma pequena ocarina. Demorou ainda algum tempo para dedicar-me a descobrir os segredos da construção de instrumentos musicais em argila.

Mas esse foi só o início...

Trabalho unicamente com modelagem, isto é, construo a peça sem ajuda de equipamentos mecânicos ou elétricos. Isto porque o instrumento musical tem sua especificidade na construção: precisa ser resistente ao toque e manuseio, pensado para produzir determinadas características de som. E isso só é obtido nas peças construídas aos poucos, com as mãos, "firmando" a argila em uma estrutura estudada.

GALERIA: clique aqui e conheça meus instrumentos.
CONTATO: fale comigo clicando aqui.

fale conosco início voltar voltar