Meu trabalho consiste em construir instrumentos musicais usados em festas populares.
Procuro fazer os instrumentos usando a mesma matéria-prima com que eles eram construídos no passado. Uso ferramentas que, na maioria das vezes, eu mesmo faço e também desenvolvi alguns materiais como cola, verniz e cera.
Com esse trabalho tento manter conosco os timbres que vão sendo esquecidos e manter viva uma tradição herdada e praticada desde o tempo do Brasil colonial.
Não sou um pesquisador acadêmico, tudo o que sei e falo é fruto de vivência e convivência que tenho com os festeiros, os índios, os caipiras, os caiçaras...
Só faço instrumentos que representam a minha realidade e as minhas experiências pessoais, que aprendi como testemunha da mais pura tradição paulista.
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Os quatro elementos interagindo - terra, água, fogo e ar - para produzir não só a cerâmica, mas o som.
O primeiro instrumento musicial de cerâmica que conheci foi uma pequena ocarina. Demorou ainda algum tempo para dedicar-me a descobrir os segredos da construção de instrumentos musicais em argila.
Mas esse foi só o início...
Trabalho unicamente com modelagem, isto é, construo a peça sem ajuda de equipamentos mecânicos ou elétricos. Isto porque o instrumento musical tem sua especificidade na construção: precisa ser resistente ao toque e manuseio, pensado para produzir determinadas características de som. E isso só é obtido nas peças construídas aos poucos, com as mãos, "firmando" a argila em uma estrutura estudada.
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